PSB faz festa, nesta quinta, em ato de filiação de Eliana Calmon

Eliana Calmon
Arquivo

Um dia depois de se aposentar do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde atuou por 14 anos, a ministra Eliana Calmon oficializa seu ingresso na vida pública. Assinam a filiação da magistrada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) os presidentes nacional e estadual do partido, respectivamente o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e senadora Lídice da Mata. Responsável pelo convite, a coordenadora nacional da Rede Sustentabilidade, ministra Marina Silva, também prestigia o evento juntamente com autoridades e militantes do partido nesta quinta-feira, 19, no espaço Unique Eventos, em Salvador, a partir das 10h.

"O PSB e a Rede se fortalecem com a entrada em seus quadros de alguém que já contribuiu muito com o país, com sua longa e bem sucedida carreira no Judiciário, e que ainda vai contribuir muito com a sociedade brasileira, assumindo outros papéis e outras tarefas com a mesma coragem e a mesma competência", declarou o governador Eduardo Campos. 

Segundo a senadora Lídice da Mata, o ingresso de Eliana Calmon oxigena a cena política baiana e nacional, por seu perfil fortemente vinculado à luta contra a corrupção e os desmandos. "Isso é fundamental no momento em que vivemos no Brasil, o momento que de um lado a democracia se fortalece após completados 25 anos da Constituição, e de outro a sociedade fica mais exigente justamente porque não se sente mais ameaçada por nenhuma força que lhe roube a liberdade. O Brasil quer avançar mais, quer democratizar a democracia, quer escolher instrumentos novos de participação democrática e isso exige a participação na política de gente como Eliana Calmon, gente em quem as pessoas sintam que podem confiar", declarou Lídice.

Para Marina Silva, a chegada de Eliana Calmon agrega valor ao projeto que a Rede Sustentabilidade e o PSB deram início em outubro na construção de uma agenda estratégica para o país.  "Lídice da Mata e Eliana Calmon são duas mulheres com uma história de vida admirável. Juntas, têm condições de levar, a partir da Bahia, as bases para a construção de um país politicamente democrático, economicamente próspero, socialmente justo e ambientalmente sustentável", pontuou a a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente.

BiografiaEliana Calmon Alves nasceu em Salvador, onde formou-se em Direito pela universidade Federal da Bahia. Foi aprovada em concurso para o cargo de Procuradora de República pelo estado de Pernambuco e posteriormente para o de juíza federal. Atuou no TRE da Bahia e no TRF da 1ª Região.

Em 1999 tornou-se a primeira mulher a assumir vaga como ministra do STF. Entre 2010 e 2012 atuou como Corregedora Nacional de Justiça, tendo se notabilizado pela incansável luta em prol da moralização da magistratura, da celeridade da Justiça e da transparência do CNJ. Entre as diversas medidas adotadas, estão as investigações de irregularidades nos tribunais e a adoção de investigações sobre a evolução patrimonial dos juízes para esclarecer acusações de improbidade. 

Antes de aposentar-se ocupava o cargo de diretora-geral da Escola Nacional de Formação de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).